Banner Contato

Notícias

Voltar

27/11/2019

10 dicas para mandar bem na sua entrevista de emprego

Não fique nervoso: todo mundo (ou quase) já passou por uma entrevista de emprego um dia. Por isso preparamos 10 dicas para você se sair bem e aumentar suas chances de ser escolhido para aquele emprego que você tanto quer. 

1. É preciso se preocupar com a sua imagem
É sempre importante causar uma boa impressão. Evite se atrasar, seja simpático com todos e, durante a entrevista, olhe nos olhos do seu entrevistador, demonstrando segurança.

2. Vista-se de forma adequada
Evite roupas muito curtas, decotes, maquiagens exageradas, perfumes fortes e acessórios. Vista-se de acordo com a sua área de atuação! Quer uma dica? O uso de roupas neutras é sempre uma boa opção ;)

3. Prepare-se para todos os tipos de situação
Pode ser uma dinâmica, uma simples conversa, ou de repente você vai responder até mesmo perguntas que nem esperava. Como cada empresa tem um método de avaliação, use e abuse da internet para saber quais são os testes ou perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego. 

4. Pesquise sobre a empresa
Antes da entrevista, busque mais informações sobre a empresa, como área de atuação, princípios, valores e últimas notícias – assim como vale a pena pesquisar mais sobre a área da vaga em questão. Aproveite oportunidades para mostrar que fez seu dever de casa! Isso demonstra interesse e te faz ganhar pontos com o recrutador. 

5. Treine suas respostas
Surgirão perguntas como: ‘Por que eu deveria te contratar?’ ou ‘Por que você tem vontade de trabalhar nessa empresa?’ Treine respostas à algumas perguntas frequentes em entrevistas na frente do espelho ou até com outra pessoa. Isso melhora o seu desempenho e ajuda a diminuir o nervosismo durante a entrevista.

6. Fique atento à sua postura
Demonstre seus objetivos de forma clara, coloque seu tom de voz de uma maneira que todos consigam te ouvir, mas não fale muito alto. Evite cruzar os braços e procure sorrir para transmitir empatia. Beneficie-se dos poderes da linguagem corporal durante a entrevista e aumente suas chances de sucesso.

7. Pergunte!
Faça perguntas e procure tirar todas as suas dúvidas. Lembre-se que você vai estar chegando num ambiente novo e, por isso, não é obrigado a saber tudo. Mas lembre: bateu dúvida em relação ao salário e outros benefícios? Guarde a pergunta para o final da entrevista, sempre!

8. Cuidado com suas redes sociais
Os profissionais de RH estão de olho nelas. Cuidado com o seu vocabulário na hora de se expressar e preste atenção nas fotos que você posta e é marcado, pois isso também é observado e avaliado. 

9. Demonstre entusiasmo
Evite reclamações. E se você já trabalhou em alguma outra empresa, seja sincero em relação ao motivo da sua saída e conte ao seu entrevistador sobre as suas experiências enquanto esteve lá.

10. Seja sempre profissional
Nunca fale de sua vida pessoal no ambiente de trabalho. E lembre-se que você está conversando com o seu entrevistador. Por isso, evite uma intimidade exagerada. 

Voltar