Banner Contato

Notícias

Voltar

10/12/2015

Jovem com síndrome de Down conclui curso com 10 em TCC no RS

O jovem defendeu o trabalho nomeado “Oficina de Teatro Down: Todos somos capazes de fazer tudo”. A professora Denise Bussoletti, que orientou o aluno durante o trabalho, diz que a conquista de Gabriel é um marco para a UFPel. Segundo Denise, professores como ele evidenciam as necessidades de refletir sobre os métodos da educação, códigos e maneiras de ensinar.

A mãe Josiane Almeida diz que a graduação foi fundamental na integração e independência do filho. Ela conta que ele sempre buscou se envolver com as atividades acadêmicas, realizando estágios e participando de bolsas de pesquisa. E relata ainda que a escolha de Gabriel pelo curso ocorreu da maneira natural.

Para Vagner Vargas, ator e doutorando em Educação na UFPel, a apresentação teatral de Gabriel na defesa do TCC demonstrou coragem, igualdade e inovação. “Há o olhar de uma pessoa que vive um processo, dando aula para outras pessoas na mesma condição. É um exemplo único e inovador”, pontua.

Feliz, Gabriel diz que seu desempenho é espelho para outros portadores de necessidades especiais se inspirarem. O estudante já recebeu  propostas para dar aula de dança e soube que “o pessoal do cinema” está de olho nele, mas a sua preferência é o teatro. 

Fonte: G1

 

Voltar