Banner Contato

Notícias

Voltar

21/01/2016

MEC avalia desafio da inclusão escolar

Levantamento do Todos Pela Educação revela que cerca de 6% dos brasileiros entre 4 e 17 anos estão fora da escola. O  percentual corresponde a 2,8 milhões de crianças e adolescentes. Para o MEC (Ministério da Educação), os desafios de  inclusão apontados de pelo estudo continuam. 

O estudo indica que nos últimos dez anos o Brasil incluiu estudantes na Educação Básica. A maior dificuldade  é trazer os jovens de volta ao Ensino Médio. "Há uma maior dificuldade para fazê-los voltar a escola nessa faixa etária. Temos jovens com gravidez precoce, por exemplo. Estamos modificando os currículos, e acredito que a Base Nacional Comum vai nos ajudar a ter uma escola mais atrativa para dialogar com essa juventude", disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

A meta 1 do PNE (Programa Nacional de Educação) apresenta o desafio de incluir cerca de 700 mil crianças de 4 a 5 anos nas escolas. Para isso, o MEC vem trabalhando na construção de creches e módulos para o atendimento das crianças. Uma das iniciativas do programa  é a ação voltada para jovens de 15 a 17 anos que frequentam o Ensino Fundamental com repasse de recursos diretos para a escola por meio dos quais podem adquirir matérias didáticos e paradidáticos específicos, contratação de monitores e formação de professores com o objetivo de enfrentar a distorção idade-série.

Fonte: UOL

 

Voltar